domingo, 24 de maio de 2009

espécie de currículo

A expressão visual, plástica, moldável, está comigo desde sempre. Pintei e desenhei toda a minha vida, mas hoje tenho dificuldade em usar o termo "pintura", porque cada vez é maior a variedade de objectos e técnicas que utilizo, sobretudo através da colagem. Como mantenho simultaneamente a actividade da escrita em várias áreas – principalmente a narrativa e a poesia – nunca me preocupei muito em sistematizar criteriosamente as amostras públicas, ou seja, a participação em exposições colectivas ou individuais. Talvez a "culpa" seja da escrita.
Os amigos, esses conhecem razoavelmente a minha produção plástica, ou porque vêm até ao meu espaço ver o que estou a fazer, ou porque muitos possuem obra minha.É como se eu tivesse uma exposição permanente no meu local de trabalho de portas abertas aos visitantes que vou encontrando.

Se olhar para trás, lembro-me que comecei a expor aquilo que fazia no espaço escolar que me rodeava durante o meu percurso, desde os tempos de quase adolescente, no liceu, passando por manifestações académicas em Coimbra que se alojavam no Museu Machado de Castro (memórias da minha passagem pelo velho Círculo de Artes Plásticas), até à Faculdade de Letras de Lisboa, onde estive colectiva e individualmente, e depois ainda à galeria Nova Foco agregada a uma escola no Cacém, onde fui professor. Daqui, desta proximidade geográfica, nasceu a minha ligação com a Câmara de Sintra, onde participei em exposições colectivas – em Rio de Mouro e no Turismo local - bem como uma exposição individual no (extinto!) Espaço Cultural Casal de S. Domingos: “Transparência Mínima”, em 2004, que marca uma certa viragem nos meus critérios de produção. Seguiram-se "Recortes do Tempo", na Casa da Cultura da Trofa e "Ur banismos",no "espaço ponto e vírgula", em Torres Vedras, ambas em 2009. Ficavam para trás as antigas amostras dos anos setenta, com participações, entre outras, no Estoril (nos salões da JTCS, ou as dos anos noventa, como na casa da Cultura da Ericeira e Casa de Pessoal da EDP.

Não me considero autodidacta, porque nunca aprendi sozinho. Aprendi, desde muito novo, quer em lições particulares, quer através dos contactos com os companheiros do meio circundante da Escola de Belas Artes do Porto, onde se incluía a vida de café, nesta cidade de muitos cafés onde nasci em 1947. Desde os finais dos anos sessenta que ia fazendo e vendo, vendo e fazendo de novo, experimentando e readaptando atitudes e técnicas que via utilizadas por outros. A aprendizagem da expressão plástica – e a invenção – situou-se exactamente ao mesmo nível da expressão escrita: para encontrar o meu próprio caminho, vejo o que os outros fazem, leio o que os outros escrevem.
Sinto-me mais livre a desenhar do que a escrever, para mim as imagens são anteriores às palavras.
___________________________________________________

Da exposição
RECORTES DO TEMPO - reciclagem do objecto artístico - na casa da Cultura da Trofa (Junho de 2009)

















Os recortes foram feitos recentemente, em 2004. Mas a base de onde os recortei foi executada em 1970. Era uma placa de cartão de cinquenta por setenta centímetros onde eu jogava com os efeitos de atracção e repulsa entre a tinta de água e a tinta de esmalte.
Posteriormente, a partir de 2007, fui introduzindo dentro das caixas alguns raminhos ou pedras que encontrei. Achei isso se articulava com a atitude de recolha e aproveitamento de resíduos.

Ao longo dos anos, fui reduzindo a dimensão dos meus trabalhos de expressão plástica até criar ambientes intimistas que ocupam menos espaço. É o que eu pretendo com estas caixas que abrigam visões e memórias de montanhas ou sugestões marítimas.

A partir de uma expressão gestual feita naquela placa de cartão, há muitos anos, fui tentando uma figuração mais racionalizada e menos impetuosa, conjugando também estes contrários, tal como acontecera com os materiais – tinta de água e a tinta de óleo.


Creio que tudo isto aconteceu em resultado da experimentação e da paciência para esperar pela altura mais conveniente para intervir sobre aquilo que tinha feito – um trajecto de mais de trinta anos que vai refazer a produção de determinada época.


O objecto criativo não se prende apenas ao momento de execução. Há toda uma transformação feita através do tempo, à custa da transformação e mudança do olhar (diacronia). Do mesmo modo que a plurisignificação surge a partir da diversificação dos olhares no mesmo recorte de tempo (sincronia).


O trabalho apresentado é o resultado de um trajecto pessoal feito em interacção com os outros, ou seja, as pessoas, as mudanças culturais e tecnológicas e as manifestações artísticas que tenho encontrado.
Estes elementos, agora num contexto novo, integram a expressão desta (a)mostra, que, simultaneamente assume e reelabora o passado.

Esta abordagem é, pois, diferente daquela que se centra na estabilidade do objecto.

Talvez mais tarde estes recortes do tempo tenham ainda outra expressão: as caixas com os recortes podem ser fixadas e ligadas entre si, constituindo um objecto único, representando uma unidade que congregue a fragmentação. Mesmo que a quantidade dos objectos diminua em virtude de aquisições por parte daqueles que queiram participar na obra, através da posse individual dos fragmentos de tempo – os recortes.


Pretendo uma maior interacção com os receptores, com quem partilho preocupações de ordem ecológica, enviando a mensagem de que é possível a reciclagem de objectos de outro tempo, que acabaram por ser excluídos.
Mesmo os objectos artísticos.
Esta atitude não entra em conflito com a perenidade da arte. Pelo contrário, complementa-a e dá-lhe significado, enquanto diferente.

Como se pode ver, há um percurso que vai desde a densidade dos materiais que preenchem cada fragmento, até uma raridade progressiva contida nesses quadrados de dez centímetros. Isso resulta da escassez da matéria-prima utilizada – irrepetível – que teve de ser dividida pelos vários fragmentos.

Este procedimento aponta para uma depuração até se atingir a síntese simbólica do espaço quase em branco representado nos últimos elementos desta sequência através de caixas mais rarefeitas, relativizando o objecto estético, aparentemente gratuito, que existe em cada recorte do tempo.